Dom Ponciano é uma marca recente, criada já no século XXI, mas Ponciano de Abreu foi pioneiro na produção de Alvarinho. No século XIX, os seus pais começaram a produzir vinho nas suas propriedades situadas nas encostas de Paderne, em Melgaço. As condições excecionais do solo, clima e exposição solar, repercutiam-se na qualidade do vinho, que começou a ganhar fama na região.
Assim, no primeiro quartel do século XX, Ponciano de Abreu, apercebendo-se da qualidade do Alvarinho, decidiu relançar o cultivo das suas vinhas, já enquadradas pela legislação da então recém-criada Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Há duas décadas, Rui Esteves retomou o projeto de forma profissional, apostando na comercialização do Alvarinho sob a marca Dom Ponciano, como homenagem ao avô.
Os vinhos que Dom Ponciano produz são provenientes de 9ha de vinhas próprias, entre os 100 e os 350m de altitude, todas da casta Alvarinho, e também de uvas que a empresa compra a pequenos produtores da região, acompanhando toda a produção. A vinificação é feita na adega própria reconvertida e modernizada em 2009.