Vinalda Vinalda Experience Catálogo Marcas Regiões Media Contactos
     
Louriana
A Louriana XO (extra-old) é uma aguardente vínica produzida na Região Demarcada da Lourinhã, única Região Demarcada em Portugal e uma das três na Europa, exclusivamente de aguardente vínica. 

Origem da marca Louriana:  Segundo versões, o nome Lourinhã está relacionado com uma povoação romana denominada por Laurinianum, Laurinius ou Louriana, que por sua vez provém de Laurus ou Laurius, que na origem latina significa Loureiro, uma árvore bastante abundante na região da Lourinhã. 

Com o apoio científico da Estação Vitivinícola Nacional sediada em Dois Portos foi testada e confirmada a superior qualidade da Aguardente da Lourinhã, a qual apenas encontra paralelo, a nível europeu nas aguardentes francesas das regiões de Cognac e Armagnac. 

Em 1992, viu a sua qualidade reconhecida, com a publicação de legislação que veio criar a respetiva Região Demarcada e a Denominação de Origem Controlada (DOC). 

A classificação XO obriga a um mínimo de cinco anos de envelhecimento, mas a Louriana repousa durante 12 anos em cascos de carvalho francês e carvalho português. 

A Louriana é também preparada sob rigoroso método, destilada a partir de vinhos, das castas Alicante e Seminário, cuidadosamente selecionados e baixo de teor alcoólico, logo após terminar a fermentação alcoólica, sem adição de anidrido sulfuroso ou qualquer outro químico. A destilação é obtida em coluna de cobre em 18 (tipo Armagnac). 

 

O catálogo

Louriana

   
Siga-nos