Vinalda Vinalda Experience Catálogo Marcas Regiões Media Contactos
     
Singeverga
O Mosteiro de S. Bento de Singeverga foi fundado em 1892 e elevado ao estatuto de Abadia em 1938 – a única ainda ativa em Portugal. 

O Licor do Mosteiro de Singeverga é o único licor monástico português, sendo produzido por métodos totalmente artesanais, pelos monges deste mosteiro beneditino, localizado em Roriz, no concelho de Santo Tirso. 

Seguindo o lema beneditino – Ora et labora – os monges de Singeverga dedicam-se a várias atividades agrícolas que lhes proporcionam alimento e algum sustento, mas ocupam o seu tempo também com diversas artes, como encadernação em couro, escultura e fabrico de mobiliário em madeira, para uso próprio e venda.  

Em 1935, depois de muitas experiências e afinações, um dos monges chegou à ‘receita’ de um licor, a que deram o nome do mosteiro e do lugar onde este se ergue – Singeverga. Desde aí, a ‘fórmula secreta’ é passada de monge para monge. 

O Padre Bernardino Costa, Dom Abade da Abadia de S. Bento de Singeverga, desde 2013, explica que “este é um licor que requer tempo, perseverança e trabalho meticuloso na sua preparação. Passa por duas macerações, com 12 especiarias e plantas aromáticas, ao longo de cerca de duas semanas até se chegar a um licor com corpo e volume, onde sobressai a caraterística cor topázio, devido essencialmente ao açafrão”. 

O catálogo

Singeverga

   
Siga-nos