Vinalda Vinalda Experience Catálogo Marcas Regiões Media Contactos
     
Terras de Mogadouro
Wine Indigenus é um projeto vitivinícola inovador que tem origem em Terras de Mogadouro, nome perfeitamente outorgado ao primeiro vinho que daqui nasceu. 

As vinhas integram-se na região demarcada de Trás-os-Montes, sub-região do Planalto Mirandês, onde a história de plantação de vinha e produção de vinho, embora esquecida no tempo, tem origem secular remontando aos tempos romanos e pré-romanos. 

O pioneiro deste projeto é Cristiano Pires que, com incentivo do pai Manuel Pires, alavancou este projeto familiar. A este projeto juntou-se Rute Gonçalves que, embora nascida em Lisboa, tem em Mogadouro as suas raízes familiares. Inicialmente enfermeira de profissão, no Reino Unido, agora formada enóloga do projeto, dirige a enologia, orientada pela consultoria do experiente enólogo Francisco Gonçalves.  

Foi a ligação dos dois jovens às suas origens que impulsionou a vontade de reproduzirem nos vinhos a essência da própria terra, através da plantação de uma diversidade de castas autóctones, e também estrangeiras, que hoje compõem os 50ha de vinha que produzem os vinhos Terras de Mogadouro.  

As castas têm demonstrado perfeita adaptação aos 800 metros de altitude, aos solos graníticos com manchas de xisto e ao mesoclima único, típico da sub-região, que tem grandes amplitudes térmicas, com pluviosidade quase nula durante a fase ativa do ciclo vegetativo da videira, que inibe o aparecimento de doenças criptogâmicas e que por isso, permitem uma viticultura praticamente biológica.  

Estes fatores, aliados à tecnologia e equipamento de que dispõem na adega, têm permitido elaborar vinhos diferenciados e modernos, estruturados e complexos mas elegantes. Vinhos com marcada autenticidade e longevidade: ‘puros transmontanos’!  

 

O catálogo

Terras de Mogadouro

   
Siga-nos