O Congresso dos Cozinheiros está de regresso com a 19ª edição, nos dias 24 e 25 de setembro, nos Nirvana Estúdios, em Oeiras. O evento deste ano volta a contar com o patrocínio da S.Pellegrino e tem uma nova parceria com a marca de vinhos Porta 6.
Este “é o momento anual de encontro e reunião da comunidade gastronómica nacional”, em que temos “o debate constante, as demonstrações de cozinha e a crescente participação de outras atividades sociais”, e onde a música, a arte, o artesanato, as conexões entre os diversos intérpretes ligados ou não à Gastronomia começaram a ser cada vez mais evidentes”, salienta a organização, liderada pelas Edições do Gosto e INTER Magazine, em parceria com a ACPP e um conjunto de marcas.
‘O Tempo e a Idade’ é o tema orientador destes 2 dias recheados de apresentações, degustações e música. O tempo e idade são temas de todos os seres humanos. Nos alimentos, nas técnicas e nos equipamentos não é diferente. De que forma o tempo e a idade afetam os produtos e a sua progressão? Muitas respostas vão, certamente, surgir nestes 2 dias.
A água premium S.Pellegrino e o vinho Porta 6 – marcas distribuídas pela Vinalda –, apoiam esta iniciativa onde estão presentes os principais especialistas e profissionais da restauração e se debate o futuro do setor.
Preferida por muitos Chefs em todo o mundo, S.Pellegrino é, por excelência, a água da gastronomia mais refinada. Por isso, salienta a Diretora de Marketing da Vinalda, “queremos continuar a estar presentes no Congresso dos Cozinheiros, o principal encontro dos profissionais da gastronomia nacional, onde são apresentadas novas técnicas e produtos. A ligação entre S. Pellegrino a gastronomia é longa e fazemos parte dos grandes eventos internacionais de gastronomia, como os 50 Best, Gala Michelin, procuramos o jovem talento nos países onde estamos presentes com o S.Pellegrino Young Chefs e não podiamos deixar de apoiar os Chefs portugueses”. Vanessa Germano acrescenta que as caraterísticas da água S.Pellegrino – frescura e acidez moderada –, que os sommeliers tanto apreciam, são perfeitas para harmonizar com a melhor gastronomia e vinhos".
Manuel Bio, CEO do grupo Abegoaria, que detém a marca Porta 6, refere, por seu lado, que “o Porta 6 é o vinho Tinto nacional que mais vende fora de Portugal e estamos agora a apostar no mercado nacional, porque não faz sentido ter um vinho que é um caso de sucesso no UK e noutros países e que vende muito pouco em Portugal. Este é um vinho que quando o consumidor prova, aprova. Assim esta aproximação de um vinho reconhecido e de qualidade ao universo da boa mesa e gastronomia faz todo o sentido. Portugal, além de bom vinho, tem de aliar e comunicar a excelente gastronomia. Enquanto potência gastronómica e vinícola, ganhamos mais em nos posicionar em conjunto do que em separado, daí a nossa presença neste encontro”.
-----------------
Sobre a S.Pellegrino: A S.Pellegrino é uma água mineral natural gaseificada. A sua mineralização e gás carbónico natural estabelecem uma combinação adequada para produzir um sabor único e diferente. A carbonatação persistente e as finas bolhas fizeram da S.Pellegrino uma das águas minerais gaseificadas mais conhecidas e apreciadas no mundo inteiro. Procedente das montanhas Dolomitas, no coração dos Alpes italianos, a nordeste de Milão, esta água infiltra-se até profundidades superiores aos 700 metros. A partir daí, inicia uma longa viagem subterrânea até que as rochas impermeáveis forçam a sua saída para a superfície. Descoberta no século XIII pelas suas propriedades terapêuticas, a água S.Pellegrino é atualmente um dos produtos italianos mais conhecidos nos restaurantes do mundo inteiro.
Sobre a Porta 6: A marca Porta 6, da Vidigal Wines (grupo Abegoaria), é um caso de sucesso no mundo, sendo o vinho tinto nacional mais vendido fora de Portugal. O Porta 6, da Região de Lisboa, tornou-se num case study ao liderar as vendas nacionais em vários países: é o vinho tinto português mais vendido no Reino Unido (e o segundo europeu) e no Canadá; está no top 5 de vendas dos vinhos nacionais no Brasil; e é um caso de sucesso também na Suécia e nos Estados Unidos. O rótulo do Porta 6 foi inspirado na icónica carreira do 28. Feito com base numa obra do artista plástico alemão Hauke Vagt, residente em Alfama, há mais de 20 anos, mostra a imagem do elétrico amarelo a passar numa das esquinas de um dos bairros tradicionais da capital portuguesa. É um rótulo descontraído, que retrata a vida de uma cidade humana, cosmopolita, com muitas histórias inspiradoras.
Sobre a Vinalda: Fundada em 1947, a Vinalda é a mais antiga distribuidora nacional de bebidas alcoólicas, tendo começado por importar prestigiadas marcas internacionais. Aos 76 anos, a empresa demonstra uma cultura de inovação, ambição e dinâmica, representando um mix de marcas icónicas e emergentes que constituem o mais completo catálogo de bebidas premium para todos os canais no território nacional e apostando também na exportação para mais de 30 mercados. O portefólio atual contém vinhos de quase todas as regiões nacionais, perfis e segmentos, além de França, Espanha e Itália. A empresa distribui também espirituosas nacionais e internacionais, numa carteira que inclui ainda cervejas artesanais, águas minerais, sumos e azeites. Contando com dezenas de parceiros de distribuição em todas as regiões do País e cerca de 40 colaboradores, leva até ao consumidor, em cada marca que representa, todo o know-how que lhe permite sugerir, inovar e, acima de tudo, surpreender.