Dois portugueses ganham primeiros prémios: Nelson Freitas destacou-se entre os 15 finalistas regionais e ganhou o título com o prato de assinatura "Salmonete crocante, ouriço-do-mar e alho preto caseiro" e Artur Gomes recebeu o Prémio de Responsabilidade Social S.Pellegrino, durante os dois dias memoráveis da Grande Final em Milão.
Na noite de 5 de outubro foi anunciado o vencedor do Prémio S.Pellegrino Young Chef Academy 2023, encerrando assim a quinta edição da mais emocionante busca de talentos para jovens chefs do mundo, criada pela
S.Pellegrino Young Chef Academy. Após dois anos de competição, a Grande Final teve lugar em Milão, onde os 15 promissores jovens chefes vencedores da competição nas suas respetivas regiões deram o seu melhor, demonstrando o seu talento, criatividade e visão para o futuro da gastronomia.
Nelson Freitas impressionou o estimado Grande Júri e ganhou o prestigiado prémio S.Pellegrino Young Chef Academy Award 2023.
Em representação dos países ibéricos, o jovem chefe Nelson Freitas, de Portugal, concorreu com o seu excelente prato de assinatura
"Salmonete crocante, ouriço-do-mar e alho negro caseiro", concebido em parceria com o mentor Filipe Carvalho do restaurante Fifty Seconds by Martín Berasategui. O Grande Júri, constituído pelos chefes de renome mundial
Riccardo Camanini, Hélène Darroze, Vicky Lau, Pía León e Nancy Silverton, elogiou Freitas pelos seus refinados dotes culinários, pela seleção dos ingredientes e pela beleza do prato, para além das fortes mensagens que transmitiu. Juntamente com os anteriores vencedores do S.Pellegrino Young Chef Academy Award,
Jerome Ianmark Calayag (2021), Yasuhiro Fujio (2018), Mitch Lienhard (2016) e Mark Moriarty (2015), Freitas tem agora um caminho aberto para levar o seu talento e o seu trabalho ao próximo nível e moldar a evolução da gastronomia.
Juntamente com o S.Pellegrino Young Chef Academy Award, foram atribuídos três prémios colaterais que refletem a crença da S.Pellegrino no poder transformador da gastronomia e no seu impacto positivo na sociedade através da comida.
O prémio Fine Dining Lovers Food for Thought Award, votado pelos leitores da Fine Dining Lovers, foi atribuído a
Ian Goh com o seu "Heritage lamb", uma vez que foi ele quem melhor comunicou a sua história, crenças e valores com o seu prato.
Liu He-Sen, com o seu prato de assinatura "Homemade oyster sauce with Shandong wagyu", foi o vencedor do
prémio Acqua Panna Connection in Gastronomy Award, uma vez que foi ele quem melhor encarnou o equilíbrio entre tradição e evolução no seu prato de assinatura, expressando simultaneamente a herança gastronómica da cultura alimentar chinesa.
Finalmente,
Artur Gomes, com o seu "Vale das Lobas" de aipo, recebeu o
Prémio de Responsabilidade Social S.Pellegrino atribuído pela The Sustainable Restaurant Association pela poderosa mensagem de sustentabilidade transmitida através do seu prato de assinatura.
A S.Pellegrino Young Chef Academy foi criada para ajudar a descobrir os grandes chefs de amanhã e mostrar-lhes como exprimir todo o seu potencial através de oportunidades de formação, orientação e experiência. A S.Pellegrino acredita que a gastronomia vai muito além da mesa e que os jovens chefes são aqueles que irão impulsionar a evolução do sector. O concurso S.Pellegrino Young Chef Academy atrai centenas de jovens chefs talentosos de todo o mundo, dispostos a fazer a diferença e, em particular,
esta edição marcou um recorde de participação: 166 chefs passaram as seleções preliminares entre as 15 regiões envolvidas e tiveram a oportunidade de interagir com chefs de topo e mostrar o seu potencial num contexto internacional.
Stefano Bolognese, Diretor da Unidade Internacional de Negócios da Sanpellegrino: "Esta edição do concurso S.Pellegrino Young Chef Academy excedeu as nossas expectativas. A impressionante participação de jovens chefs de todo o mundo significa muito para nós e estamos orgulhosos de ver que tantos talentos partilham a convicção da S.Pellegrino de tornar o mundo um lugar melhor através da comida, está tudo nas suas mãos para o tornar possível. O evento da Grande Final em Milão foi mais uma confirmação de como, em conjunto, algo de grandioso pode acontecer e gostaríamos de agradecer a todos os que vieram a Milão para dois dias de diálogos inspiradores, troca de ideias e, claro, excelente cozinha. Os nossos parabéns a Nelson Freitas que se destacou numa última competição muito dura, impressionando o nosso estimado Grande Júri e ganhando o título. Desejamos ao Nelson um futuro cheio de oportunidades e que ele guarde o que aprendeu nesta emocionante jornada para contribuir para a evolução do sector. Naturalmente, estamos gratos a todos os jovens chefes promissores que se dedicaram totalmente ao seu trabalho e ao seu percurso de crescimento com os seus mentores. Desejamos-lhes a melhor sorte nas suas carreiras e que apliquem sempre a sua paixão e valores em cada passo do seu trabalho. Esta edição chegou ao fim, mas gostaríamos de pensar nela como um novo começo para os jovens chefes e o nosso empenho não vai parar por aqui, uma vez que mais pormenores sobre a próxima edição do concurso S.Pellegrino Young Chef Academy estão para breve."
Os destaques do Concurso S.Pellegrino Young Chef Academy 2022-23 estão disponíveis nos canais S.Pellegrino Young Chef Academy e Fine Dining Lovers. Para saber mais sobre a excitante procura de talentos, visite:
sanpellegrinoyoungchefacademy.com.