“Em 2023 faz dez anos que lançámos a nossa primeira colheita. Para comemorar este momento decidimos fazer uma prova vertical com todas as colheitas de 2012 a 2021. Com diferentes parceiros ao longo do País, vamos realizar provas em garrafeiras para contar um bocadinho da nossa história e poderem avaliar connosco como é que tem sido a evolução do nosso colheita, como temos mudado a visão sobre os nossos vinhos a região e o que temos aprendido com colegas, fornecedores e clientes”, explica Miguel Queimado, o mentor do projeto.
Vale dos Ares é um projeto que abraçou com paixão o conceito de ‘boutique winery’, dedicando-se à produção de monovarietais de Alvarinho de Monção e Melgaço. Os vinhos são produzidos com uvas provenientes da Quinta do Mato, propriedade da família desde 1683.
“Nestes 10 anos temos, acima de tudo, mudado a nossa abordagem à viticultura e a forma como relacionamos a viticultura com a adega, porque é de onde parte tudo”, afirma o produtor, salientando que, “principalmente, o que mudou foi a forma como olhamos para cada parcela, para cada videira. Como procuramos transferir para dentro de cada garrafa a expressão de cada parcela ou de cada lote de cada parcela e a nossa visão enquanto produtor”.
Roadtrip “Uma Década de Vale dos Ares!” começa já esta sexta-feira, em Aveiro
Prova vertical com todos os Vale dos Ares Alvarinho colheita, de 2012 a 2021.
Vale dos Ares: 4 interpretações diferentes da casta Alvarinho
- Vale dos Ares Alvarinho: Uvas colhidas à mão, rigorosa triagem, maceração pelicular a frio, prensagem suave, a baixa pressão. Fermentação total em inox, estágio com as borras finas em suspensão, 6 meses de bâtonnage. Após engarrafamento, estágio de 2 meses em garrafa.
- Resulta num vinho mineral com aroma a citrinos e fruta fresca. Harmonioso, com boa estrutura e acidez equilibrada. Final de boca elegante e persistente
- Vale dos Ares Borras Vinhas: Uvas colhidas à mão, rigorosa triagem, maceração pelicular a frio, prensagem suave, a baixa pressão. Fermentação total em inox, estágio com as borras finas em suspensão, durante 18 meses. Após engarrafamento, estágio de 2 meses em garrafa.
- Resulta num vinho de grande profundidade e untuosidade no aroma e sabor a fruta citrina de laranja e toranja, com apontamentos florais de grande elegância. Enorme frescura no longo final.
- Vale dos Ares Limited Edition: Uvas colhidas à mão, rigorosa triagem, maceração pelicular a frio, prensagem suave, a baixa pressão. Fermenta em cubas de inox, finalizando em barricas usadas de carvalho francês. Após fermentação segue-se um estágio de 6 meses nas mesmas barricas, durante o qual se mantêm as borras finas em suspensão, 6 meses de bâtonnage. Após engarrafamanto, passa por um estágio de 18 meses em garrafa.
- Dando origem a um vinho intenso com aroma a mel e frutos secos. Sabor: Volumoso, com boa estrutura e acidez equilibrada. Final de boca elegante e persistente
- Vale dos Ares Single Vineyard Vinha da Coutada: Uvas colhidas à mão, rigorosa triagem, maceração pelicular a frio durante 2 dias, prensagem suave, a baixa pressão. O mosto fermenta em barricas usadas de carvalho francês de 228 litros. Após fermentação segue-se um estágio de 12 meses nas mesmas barricas, com borras totais, durante o qual se mantêm as borras finas em suspensão. Após engarrafamento, passa por um estágio de 15 meses em garrafa.
Os vinhos
Vale dos Ares são distribuídos em exclusivo pela Vinalda.