Vinalda Vinalda Experience Catálogo Marcas Regiões Vitivinícolas Media Contactos
     
Vinalda assume distribuição da marca Terras do Suão
01 de Março de 2024
A Vinalda, vai juntar ao seu portefólio do Alentejo a emblemática marca de vinhos da Granja-Amareleja – Terras do Suão, do grupo Abegoaria. Uma marca que apresenta uma nova imagem, mantendo o reconhecido perfil dos vinhos desta sub-região, conduzidos pelo enólogo António Braga.

O Alentejo de sempre!

Terras do Suão é uma das marcas mais emblemáticas da Granja-Amareleja.

Vinho da expressão mais pura da tradição desta sub-região, escondida na margem esquerda do Guadiana e que apresenta condições edafoclimáticas muito próprias, com vista à criação de vinhos altamente distintos.


Com a marca Terras do Suão, a Adega Cooperativa da Granja-Amareleja, referência desta sub-região desde 1952, aposta na justa valorização do seu terroir, marcado pelas castas autóctones Moreto e Diagalves, pelo intenso calor e memoráveis ‘vinhas arcaicas de sequeiro’.

Fator fundamental para a sobrevivência destas vinhas de sequeiro é o “solão” – o segredo ‘argiloso’ que há mais de 2 mil anos protege as vinhas do intenso calor que ali se vive no verão. Estas formações sedimentares de natureza argilosa e arenosa, têm grande percentagem de argila que garante uma elevada capacidade de retenção de água

"Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas à marca Terras do Suão à família Vinalda", afirma Bruno Amaral, Administrador da Vinalda. "É uma honra representar uma marca tão respeitada e admirada como Terras do Suão. Estamos confiantes de que esta parceria será extremamente frutífera e levará estes vinhos excecionais a um público ainda mais amplo, em Portugal e lá fora".

Já Manuel Bio, CEO do grupo Abegoaria, salienta que “a Vinalda é, sem qualquer dúvida, o parceiro certo para o relançamento desta marca emblemática do Alentejo. Terras do Suão e Vinalda, ambas com uma história de décadas e cheia de sucessos, só poderiam estar juntas neste momento”.

Os muitos prémios nacionais e internacionais que a marca Terras do Suão tem alcançado, de que se destaca o célebre ‘Campeão do Mundo’ num concurso internacional, conferem-lhe um prestígio e uma notoriedade reconhecidos por muitos enófilos aquém e além-fronteiras.

A marca, que inclui também a gama Vento Suão, é hoje gerida pelo grupo Abegoaria e elaborada pelo enólogo António Braga, apresentando uma imagem renovada que reflete a superior qualidade destes vinhos.



 
Vinhos com ‘sentido de lugar’

Assim como o vento Suão, quente e seco, é caraterístico da margem esquerda do Guadiana, a gama Vento Suão reflete o terroir da Granja-Amareleja, apostando em castas autóctones, como Roupeiro e Antão Vaz no vinho branco e Aragonez, Trincadeira e Moreto no tinto, estagiando ambos em cubas de inox sobre borras finas.

 E nos vinhos Terras do Suão Reserva o ‘sentido de lugar’ é ainda mais notório: o branco mantém o Roupeiro e o Antão Vaz, mas o estágio de 3 meses em carvalho francês confere-lhe complexidade e um caráter mais frutado e untuoso. No tinto, que também estagia 3 meses em carvalho francês, ao Aragonez, Trincadeira e Moreto junta-se a Alicante Bouschet, a casta estrangeira ‘mais portuguesa de Portugal’, de origem francesa, mas enraizada em terras alentejanas, onde chegam a existir videiras com mais de 100 anos. Uma casta dá aos vinhos volume, estrutura, concentração e enorme capacidade de envelhecimento.

 A nova imagem destes vinhos, mais clara, leve e clean, reforça também a ligação ao Alentejo, com a cortiça como ‘pano de fundo’.

O enólogo António Braga tem no seu percurso a passagem por várias regiões internacionais como Califórnia, Argentina, Chile e Nova Zelândia e, depois de 20 anos a trabalhar em produtores do Douro, decidiu sair para “fazer coisas diferentes”. Lançou dois vinhos em nome próprio e em abril de 2022 começa a trabalhar com o grupo Abegoaria, nos vinhos do Alentejo.


----------------

Portefólio:
  • Vento Suão (Tinto e Branco)
  • Terras do Suão Reserva (Tinto e Branco)
  Voltar
Siga-nos