Vinalda Vinalda Experience Catálogo Marcas Regiões Vitivinícolas Media Contactos
     

Embora seja (re)conhecida pelo seu vinho fortificado, a Região Vitivinícola da Madeira (IGP Terras Madeirenses) tem duas denominações de origem: Madeira (para o fortificado/licoroso) e Madeirense (para o vinho tranquilo). 

O vinho Madeira é um vinho fortificado com uma capacidade de guarda quase ilimitada, conseguindo sobreviver durante mais de dois séculos. 

As vinhas nascem alinhadas em pequenos socalcos levantados numa região extremamente montanhosa, de encostas escarpadas e vales profundos. Situada no Atlântico Norte, à mesma latitude de Casablanca, a Madeira beneficia de um clima temperado e acentuadamente atlântico, com temperaturas amenas durante todo o ano. 

Os solos são de origem vulcânica, férteis, muito ricos em matéria orgânica e ácidos, o que, aliado ao clima húmido, ao sistema de condução tradicional da vinha em pérgola, com a consequente dificuldade na maturação fisiológica das uvas, e aos rendimentos muito elevados, compromete a maturação das uvas, proporcionando vinhos com níveis de acidez muito elevados, característica marcantes de todos os vinhos Madeira. 

As quatro castas nobres são Sercial, Verdelho, Boal e Malvasia, todas brancas, vinificadas de forma a proporcionar diferentes graus de doçura, comercializadas num estilo respetivamente seco, meio seco, meio doce e doce. 

Porém, a casta mais plantada na ilha, responsável por mais de 80% do encepamento total, é a Tinta Negra, uma casta tinta facilmente adaptável, capaz de se adequar aos quatro estilos de doçura.  

CONHEÇA AS NOSSAS MARCAS

Siga-nos