Vinalda Vinalda Experience Catálogo Marcas Regiões Media Contactos
     
Rioja
REGIÕES

Quando a Rioja moderna nasceu, no final do século XIX e se dá identidade própria a um produto ligada à sua origem, os viticultores e viticultores da Rioja preocuparam-se em proteger esta identidade dos ‘usurpadores e falsificadores’, uma preocupação que culminou com o reconhecimento oficial da Denominação de Origem Rioja, em 6 de junho de 1925. 

Desde 1991, os vinhos da Rioja estão protegidos pela primeira Denominação de Origem Qualificada em Espanha. As suas especificações estabelecem a demarcação da área de produção, as castas que podem ser cultivadas, os rendimentos máximos permitidos, as técnicas de vinificação e envelhecimento, etc. O Conselho de Controlo é o organismo público responsável pela promoção e controlo da qualidade dos vinhos protegidos, promovendo a sua imagem e defendendo os interesses do setor, cujos representantes constituem o órgão de gestão do Conselho. 

Hoje, Rioja é uma das Denominações de Origem no mundo que oferece as maiores garantias quanto à qualidade e autenticidade dos seus vinhos, e uma das poucas que requer engarrafamento na origem para toda a sua produção. Estes regulamentos de autocontrolo muito mais rigorosos do que de outras áreas vitivinícolas tem permitido transmitir segurança e confiança aos consumidores e tem sido decisiva para alcançar a posição de liderança que os vinhos da Rioja ocupam no mercado. 

CONHEÇA AS NOSSAS MARCAS

Siga-nos