Vinalda Vinalda Experience Catálogo Marcas Regiões Media Contactos
     
Celebrar 75 anos de atividade
No dia 19 de setembro de 2022 a Vinalda revelou toda a sua dinâmica e vitalidade com a realização de um evento multifacetado em Lisboa. O VINALDA EXPERIENCE Especial decorreu nos vários espaços d’O CLUBE – Monsanto Secret Spot e reuniu centenas de profissionais do setor da restauração e hospitalidade.

Com atividades a decorrer em simultâneo nos vários espaços, durante todo o dia, sentiu-se a energia de produtores, parceiros e equipa que há mais de dois anos não se reunia num mesmo espaço, num misto de conhecimento e networking.

Entre vinhos, espumantes, licores, gins e novas tendências, sentiu-se que “nesta celebração, a mais antiga distribuidora nacional de bebidas alcoólicas brindou com todos os especialistas e profissionais do setor e deu-lhes a conhecer as últimas novidades”, afirma José Espírito Santo, diretor-geral da empresa.

Ao longo do dia foi possível participar em 5 momentos distintos:

1. MOSTRA

No salão amplo e cheio de luz natural encontramos um espaço de destaque e mostra de vinhos, espirituosas, águas, cervejas e azeites de todos os produtores que a empresa distribui.

Na maioria dos casos estavam presentes os produtores, vindos de todo o País, Ilhas, Espanha, Itália, Holanda e outros países, na figura dos enólogos responsáveis, proprietários ou embaixadores de marcas. Entre as 10h e as 18h, todos profissionais do setor puderam, de forma livre, circular e trocar impressões.

Foram momentos qualitativos para, em primeira mão, conhecer novidades, subtilezas dos produtores e acima de tudo aprofundar conhecimentos e relações.




2. WINE EXPERIENCE

Num ambiente mais recatado e tranquilo, a distribuidora realizou a III edição do VINALDA WINE EXPERIENCE – que regressa depois de um ano de interregno, devido à pandemia.

Com a presença dos produtores, a prova, revelou-se uma verdadeira masterclass, orientada pelos enólogos. No total foram apresentados 17 vinhos topo de gama de marcas icónicas e premium do panorama vínico português.

O dia foi assinalado por novidades e lançamentos de novos produtos. Entre outros, o enólogo Luís Leocádio apresentou dois vinhos do seu projeto próprio Titan of Douro – Fragmentado Blend 1 Tinto e Fragmentado Blend 2 Branco –também como o Titan of Douro Azeite proveniente de Oliveiras Centenárias.

Osvaldo Amado marcou presença com a sua produção Raríssimo By Osvaldo Amado e deu a conhecer um vinho muito especial que, após 13 anos de espera, chegou às garrafas – Raríssimo Bairrada Tinto 2009.

Da aldeia de Vila Alva, no coração do Alentejo, onde nasceu o projeto XXVI Talhas que presta homenagem à tradição milenar da produção de vinho de talha, foi possível provar a nova produção de vinho de talha – XXVI Talhas “XXVI” Branco.

Francisco Bento dos Santos – é hoje o nome por detrás da Quinta do Monte d’Oiro – herdou do seu pai, não só o sobrenome, mas também a paixão pelo mundo vinícola. Ao portefólio da Quinta do Monte d’Oirofoi acrescentado novo Ex-Aequo, da colheita de 2017.

Na sub-região do Planalto Mirandês, em Trás-os-Montes, encontra-se o projeto vitivinícola Terras de Mogadouro. O pioneiro deste projeto – Cristiano Pires – e a enóloga – Rute Gonçalves – apresentaram a novidade Terras de Mogadouro Touriga Nacional 2019.




3. SPIRITS EXPERIENCE

Uma das novidades foia primeira edição do VINALDA SPIRITS EXPERIENCE. Uma prova de espirituosas nacionais e internacionais, também em formato de masterclass, onde os produtores especialistas apresentam as suas propostas e espirituosas de topo. Aqui podemos conhecer um pouco mais da história dos produtos e dos seus produtores.

Sentir a paixão que existe em cada garrafa na voz de quem produz licores desde que nasceu, com Bernardo Henriques da Licóbidos que apresentou o lado mais premium da Ginja Mariquinhas, com edições reserva de 2016 e 2017.

Pudemos ainda conhecer a história do pioneiro do gin português - António Cuco – que nos apresentou a novidade Distiller’s Cut, e continua a levar o nome e a qualidade do Sharish Gin desde o Alentejo até além-fronteiras.

Destaque também para William Hinton, Rum Agrícola da Madeira, com Indicação Geográfica (IG) e obtido exclusivamente por fermentação alcoólica e destilação do sumo de cana-de-açúcar. Esteve em prova o Rum de 6 Anos.

No final deste momento estava reservada a apresentação de Galliano, marca incontornável dos bares e cocktails a nível mundial que é, desde setembro, distribuída pela Vinalda.

Bols, Pisang Ambon, Gold Strike e Passoã juntam-se a Galliano L’Autentico. Estas quatro marcas novas vêm robustecer o portefólio e “dar um grande impulso à aposta da Vinalda nas Espirituosas, principalmente na área dos produtos para cocktails, que tem grande potencial de crescimento no nosso mercado”, afirma José Espírito Santo, diretor-geral da distribuidora.



4. CONVERSA

“E porque o mais importante são os próximos 75 anos, decidimos promover uma CONVERSA sobre ‘O Vinho e a Comida do Futuro’. Um debate disruptivo e atual, especialmente interessante para Chefs, empresários da restauração e sommeliers, mas não só”, salienta José Espírito Santo.

Estiveram em debate questões como a influência das alterações climáticas na produção de vinho – surgimento de novas regiões e abandono de outras –bem como modos inovadores de produção de proteínas alternativas, nomeadamente a carne e o peixe celular, produzidos em laboratório e como o vinho pode evoluir com estas novas tendências.

Esta CONVERSA teve a participação de:

- Paulo Amado, como moderador, fundador das Edições do Gosto, que editam a revista INTER Magazine e organizam o Congresso dos Cozinheiros;

- Chef David Jesus, do Seiva – Plant Based Restaurant, em Leça da Palmeira;

- Tim Hogg, Professor na Escola de Biotecnologia da Universidade Católica;

- Vitor Verdelho, Diretor da CellAgri Portugal – Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Celular;

- Sérgio Pereira, Sommelier na Vinalda.

Durante cerca de duas horas os convidados e a audiência partilharam em diálogos abertos as suas preocupações e visões em relação ao futuro do vegetarianismo, carne de origem animal, vinhos biológicos, vegan e sem álcool e como a socialização se irá desenvolver nestes casos. Houve ainda tempo para visitar opostos como a alimentação em comprimidos e os costumes dos nossos avós com todas as memórias que nos trazem.

Vinalda Experience

5. COCKTAIL e JANTAR

Com o pôr-do-sol e aos primeiros acordes da saxofonista no jardim, sentiu-se a mudança da energia para um passo mais calmo. Com o início de um cocktail na varanda e jardim, surgiram os sorrisos de missão cumprida de início de festividades. Começava a celebração entre colaboradores, produtores e parceiros de décadas. De copo de vinho ou cocktail na mão, o importante era descontrair e apreciar as relações de muitos anos que levaram a Vinalda até aos dias de hoje.

Durante o jantar, abrilhantado por bailarinas e música ao vivo, o momento do discurso de José Espírito Santo, diretor-geral da empresa, levou a audiência ao passado e sentiu-se nas suas palavras a força e a energia necessária para mais anos de vitalidade, novidades e muitas, muitas garrafas cheias de momentos de convívio e partilha.

No final foi tempo de celebrar com alegria, música, animação, excelente gastronomia, vinhos e espirituosas.

Um brinde a mais anos de celebrações!


A Vinalda agradece o apoio do Turismo de Lisboa e o empenho das empresas parceiras na organização, principalmente a Lisbon Project, mas também a S.Pellegrino, a Acqua Panna, a Alug’Aqui, a Shott Zwiezel e a Taste, responsável pelo espaço e catering.

 
  Voltar
Siga-nos