No dia 19 de setembro de 2022 a Vinalda revelou toda a sua dinâmica e vitalidade com a realização de um evento multifacetado em Lisboa. O
VINALDA EXPERIENCE Especial decorreu nos vários espaços d’
O CLUBE – Monsanto Secret Spot e reuniu centenas de profissionais do setor da restauração e hospitalidade.
Com atividades a decorrer em simultâneo nos vários espaços, durante todo o dia, sentiu-se a energia de produtores, parceiros e equipa que há mais de dois anos não se reunia num mesmo espaço, num misto de conhecimento e
networking.
Entre vinhos, espumantes, licores, gins e novas tendências, sentiu-se que “nesta celebração, a mais antiga distribuidora nacional de bebidas alcoólicas brindou com todos os especialistas e profissionais do setor e deu-lhes a conhecer as últimas novidades”, afirma José Espírito Santo, diretor-geral da empresa.
Ao longo do dia foi possível participar em 5 momentos distintos:
1. MOSTRA
No salão amplo e cheio de luz natural encontramos um espaço de destaque e mostra de vinhos, espirituosas, águas, cervejas e azeites de todos os produtores que a empresa distribui.
Na maioria dos casos estavam presentes os produtores, vindos de todo o País, Ilhas, Espanha, Itália, Holanda e outros países, na figura dos enólogos responsáveis, proprietários ou embaixadores de marcas. Entre as 10h e as 18h, todos profissionais do setor puderam, de forma livre, circular e trocar impressões.
Foram momentos qualitativos para, em primeira mão, conhecer novidades, subtilezas dos produtores e acima de tudo aprofundar conhecimentos e relações.
2. WINE EXPERIENCE
Num ambiente mais recatado e tranquilo, a distribuidora realizou a
III edição do VINALDA WINE EXPERIENCE – que regressa depois de um ano de interregno, devido à pandemia.
Com a presença dos produtores, a prova, revelou-se uma verdadeira
masterclass, orientada pelos enólogos. No total foram apresentados 17 vinhos topo de gama de marcas icónicas e premium do panorama vínico português.
O dia foi assinalado por novidades e lançamentos de novos produtos. Entre outros, o enólogo Luís Leocádio apresentou dois vinhos do seu projeto próprio
Titan of Douro – Fragmentado Blend 1 Tinto e Fragmentado Blend 2 Branco –, também como o Titan of Douro Azeite proveniente de Oliveiras Centenárias.
Osvaldo Amado marcou presença com a sua produção
Raríssimo By Osvaldo Amado e deu a conhecer um vinho muito especial que, após 13 anos de espera, chegou às garrafas – Raríssimo Bairrada Tinto 2009.
Da aldeia de Vila Alva, no coração do Alentejo, onde nasceu o projeto
XXVI Talhas que presta homenagem à tradição milenar da produção de vinho de talha, foi possível provar a nova produção de vinho de talha – XXVI Talhas “XXVI” Branco.
Francisco Bento dos Santos – é hoje o nome por detrás da
Quinta do Monte d’Oiro – herdou do seu pai, não só o sobrenome, mas também a paixão pelo mundo vinícola. Ao portefólio da Quinta do Monte d’Oiro foi acrescentado novo Ex-Aequo, da colheita de 2017.
Na sub-região do Planalto Mirandês, em Trás-os-Montes, encontra-se o projeto vitivinícola
Terras de Mogadouro. O pioneiro deste projeto – Cristiano Pires – e a enóloga – Rute Gonçalves – apresentaram a novidade Terras de Mogadouro Touriga Nacional 2019.
3. SPIRITS EXPERIENCE
Uma das novidades foi a primeira edição do
VINALDA SPIRITS EXPERIENCE. Uma prova de espirituosas nacionais e internacionais, também em formato de
masterclass, onde os produtores especialistas apresentam as suas propostas e espirituosas de topo. Aqui podemos conhecer um pouco mais da história dos produtos e dos seus produtores.
Sentir a paixão que existe em cada garrafa na voz de quem produz licores desde que nasceu, com Bernardo Henriques da Licóbidos que apresentou o lado mais premium da Ginja Mariquinhas, com edições reserva de 2016 e 2017.
Pudemos ainda conhecer a história do pioneiro do gin português – António Cuco – que nos apresentou a novidade Distiller’s Cut, e continua a levar o nome e a qualidade do
Sharish Gin desde o Alentejo até além-fronteiras.
Destaque também para
William Hinton, Rum Agrícola da Madeira, com Indicação Geográfica (IG) e obtido exclusivamente por fermentação alcoólica e destilação do sumo de cana-de-açúcar. Esteve em prova o Rum de 6 Anos.
No final deste momento estava reservada a apresentação de
Galliano, marca incontornável dos bares e cocktails a nível mundial que é, desde setembro, distribuída pela Vinalda.
Bols,
Pisang Ambon, Gold Strike e
Passoã juntam-se a Galliano L’Autentico. Estas quatro marcas novas vêm robustecer o portefólio e “dar um grande impulso à aposta da Vinalda nas Espirituosas, principalmente na área dos produtos para cocktails, que tem grande potencial de crescimento no nosso mercado”, afirma José Espírito Santo, diretor-geral da distribuidora.
4. CONVERSA
“E porque o mais importante são os próximos 75 anos, decidimos promover uma
CONVERSA sobre ‘O Vinho e a Comida do Futuro’. Um debate disruptivo e atual, especialmente interessante para Chefs, empresários da restauração e sommeliers, mas não só”, salienta José Espírito Santo.
Estiveram em debate questões como a influência das alterações climáticas na produção de vinho – surgimento de novas regiões e abandono de outras –bem como modos inovadores de produção de proteínas alternativas, nomeadamente a carne e o peixe celular, produzidos em laboratório e como o vinho pode evoluir com estas novas tendências.
Esta CONVERSA teve a participação de:
- Paulo Amado, como moderador, fundador das
Edições do Gosto, que editam a revista INTER Magazine e organizam o Congresso dos Cozinheiros;
- Chef David Jesus, do
Seiva – Plant Based Restaurant, em Leça da Palmeira;
- Tim Hogg, Professor na
Escola de Biotecnologia da Universidade Católica;
- Vitor Verdelho, Diretor da
CellAgri Portugal – Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Celular;
- Sérgio Pereira, Sommelier na Vinalda.
Durante cerca de duas horas os convidados e a audiência partilharam em diálogos abertos as suas preocupações e visões em relação ao futuro do vegetarianismo, carne de origem animal, vinhos biológicos, vegan e sem álcool e como a socialização se irá desenvolver nestes casos. Houve ainda tempo para visitar opostos como a alimentação em comprimidos e os costumes dos nossos avós com todas as memórias que nos trazem.
5. COCKTAIL e JANTAR
Com o pôr-do-sol e aos primeiros acordes da saxofonista no jardim, sentiu-se a mudança da energia para um passo mais calmo. Com o início de um cocktail na varanda e jardim, surgiram os sorrisos de missão cumprida de início de festividades. Começava a celebração entre colaboradores, produtores e parceiros de décadas. De copo de vinho ou cocktail na mão, o importante era descontrair e apreciar as relações de muitos anos que levaram a Vinalda até aos dias de hoje.
Durante o jantar, abrilhantado por bailarinas e música ao vivo, o momento do discurso de José Espírito Santo, diretor-geral da empresa, levou a audiência ao passado e sentiu-se nas suas palavras a força e a energia necessária para mais anos de vitalidade, novidades e muitas, muitas garrafas cheias de momentos de convívio e partilha.
No final foi tempo de celebrar com alegria, música, animação, excelente gastronomia, vinhos e espirituosas.
Um brinde a mais anos de celebrações!
A Vinalda agradece o apoio do Turismo de Lisboa e o empenho das empresas parceiras na organização, principalmente a Lisbon Project, mas também a S.Pellegrino, a Acqua Panna, a Alug’Aqui, a Shott Zwiezel e a Taste, responsável pelo espaço e catering.